quarta-feira, 4 de junho de 2014

O novo conceito de mercado

aqui falámos do Mercado de Campo de Ourique mas é um pouco redutor falar apenas de um quando há cada vez mais e melhores.
Mas hoje em dia, ir ao mercado não se resume a comprar carne, peixe, fruta e legumes. O conceito de mercado está a mudar e são cada vez mais os espaços que se reinventam, renascendo com uma nova oferta que abrange um público-alvo de todas as idades. Hoje comparamos quatro mercados que vale a pena conhecer.


Mercado da Ribeira vs Mercado de Campo de Ourique

Começamos pelo recém inaugurado Mercado da Ribeira em Lisboa. O projecto de revitalização do espaço ficou a cargo da revista Time Out e tinha como objectivo a fusão da actividade tradicional do mercado com projectos gastronómicos, culturais, de comércio e de lazer.
Missão cumprida! O mercado encontra-se dividido em dois espaços, o de comércio tradicional que permanece aberto no horário normal e o espaço Time Out que estará aberto das 10:00 à meia noite, excepto quintas, sextas e sábados, que encerra às 02:00. Este último conta com 30 espaços de restauração e bebidas e cerca de 750 lugares sentados (500 em área coberta e 250 de esplanadas).



Inspirado no modelo do Mercado de San Miguel, em Madrid, o Mercado de Campo de Ourique conta com mais de 20 tasquinhas. A oferta é variada: hamburgueria, pizzaria, gelataria, marisqueira ou mesmo sushi. Em alternativa poderá adquirir uma peça de carne ou peixe e pedir que a confeccionem a seu gosto para o almoço ou jantar. O mesmo poderá fazer com a fruta do mercado, pedindo que a transformem num sumo natural.
Os vendedores tradicionais desmontam as bancas a meio da tarde mas a zona de restauração permanece aberta até às 23:00, e de quinta a sábado encerra à 01:00. 



Em relação à divulgação, o Mercado de Campo de Ourique fica à frente, tendo uma página de facebook com bastante actividade, contrariamente ao Mercado da Ribeira que é muito pobre nesse sentido (podemos encontrar várias páginas mas nenhuma delas actual).


Mercado de San Miguel (Madrid) vs Mercado do Bom Sucesso

O Mercado do Bom Sucesso marca pontos logo na comunicação, tendo um site com toda a informação sobre o local (mercadobomsucesso.com) e uma dinâmica página de facebook: www.facebook.com/Mercadobomsucesso.
Este amplo e luminoso espaço reabriu renovado a 14 de Junho de 2013, dedicando-se à gastronomia, produtos frescos e eventos culturais. Conta com 44 bancas no centro do espaço, 14 lojas nos corredores e 12 espaços dedicados à venda de produtos frescos.



Do outro lado do mercado foi construído o Hotel da Música, decorado a rigor, com 85 quartos distribuídos por 4 pisos.



Localizado no centro de Madrid e a poucos metros da Plaza Mayor, o Mercado de San Miguel é um dos mais antigos da cidade e reabriu em 2009 com um novo conceito gourmet. Para além das habituais bancas com produtos frescos, o mercado pretende ser um reflexo da pluralidade gastronómica de Espanha. Desde a paella às tradicionais tapas ou o famoso jamón ibérico, passando pelos doces, vinhos e cerveja, é possível encontrar de tudo um pouco nas cerca de 30 bancas de gastronomia. Neste mercado há apenas algumas mesas e cadeiras, uma vez que o conceito passa por ficar em pé ao balcão, provando um pouco de cada tasquinha.





Horário: das 10:00 à meia-noite. Quintas, sextas e sábados aberto até às 02:00.

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